Uma amiga acabou de perder seu bebê e isso é muito, muito triste. Na verdade seu bebe faleceu... Nasceu, mas como nao estava com a parte repiratoria formada, ele nao aguentou. Ele aind não tinha completados os seis meses, o que dificulta bastante manter o pequeno vivo.
E o que aconteceu com a minha amiga ? Bem, quando vi essa matéria no Baby Center, resolvi postar aqui.
E o que aconteceu com a minha amiga ? Bem, quando vi essa matéria no Baby Center, resolvi postar aqui.
O que é exatamente o colo do útero?
O que significa ter insuficiência istmo-cervical?
Como vou saber se meu colo do útero é fraco ou não?
Ouvi dizer que dá para costurar o colo do útero. É verdade?
Como é a cerclagem? O que acontece depois?
Quem corre mais risco de ter insuficiência do colo do útero?
O que é exatamente o colo do útero?
O colo do útero é a parte do útero que faz ligação com a vagina, uma espécie de "gargalo". Quando a mulher não está grávida, o canal cervical tem um buraquinho, pelo qual passam o fluxo menstrual e o esperma. Durante a gravidez, forma-se um "tampão" de muco e secreção para fechar essa abertura, protegendo o útero de infecções.
Numa gravidez normal, o colo do útero permanece firme, comprido e fechado até as últimas semanas, quando começa a amolecer, afinar ("esvaecer", no termo técnico, ou "apagar") e dilatar (abrir), preparando-se para dar passagem ao bebê no parto vaginal.
O que significa ter insuficiência istmo-cervical?
Ter insuficiência (ou incompetência) istmo-cervical quer dizer que seu colo do útero é mais fraco que o normal, ou que sempre foi mais curto, e que tende a dilatar e afinar sem que haja contrações, só pelo peso do bebê. O grande problema é que a dilatação pode acontecer rápido demais e o bebê nascer muito antes do tempo, ainda no segundo trimestre, quando ainda não tem condições de sobreviver fora da barriga, com menos de 20-22 semanas. É o chamado aborto espontâneo tardio.
Ou então o parto pode acontecer já no terceiro trimestre, mas o bebê ainda é muito prematuro (com menos de 32 semanas de gravidez), o que pode causar problemas à saúde dele.
Como vou saber se meu colo do útero é fraco ou não?
Normalmente, o maior indício é já ter sofrido um aborto tardio ou um parto muito prematuro, sem que houvesse outras causas. O ideal é que, depois da experiência, e antes de engravidar de novo, a mulher converse com o ginecologista e investigue o problema. Se o diagnóstico for feito antes da gravidez, será mais fácil administrar o caso e pensar em procedimentos que evitem perdas (leia o próximo item).
Se o médico considerar que você corre risco de estar com insuficiência cervical, pode pedir ultra-sons transvaginais desde o começo da gravidez para medir o comprimento do colo do útero e procurar sinais de "apagamento" (afinamento). Quanto mais curto estiver o colo do útero, maior é a possibilidade de haver parto prematuro ou aborto tardio, dependendo do tempo de gravidez.
Caso o médico detecte incompetência cervical, pode tomar algumas providências, embora os tratamentos sejam controversos.
Quando a dilatação é observada no terceiro trimestre, o obstetra pode receitar injeções de corticosteróide para ajudar a amadurecer os pulmões do bebê, e orientar a mãe a ficar em repouso absoluto, deitada, para evitar que o colo do útero sofra a pressão do peso da criança.
Ouvi dizer que dá para costurar o colo do útero. É verdade?
Sim. Existe um procedimento chamado cerclagem, ou ainda circlagem, que ajuda a manter o colo do útero fechado. Ele é mais eficaz quando feito em mulheres que sabidamente já sofrem do problema, ou seja, que já tiveram mais de um aborto tardio ou parto prematuro sem explicação. Nesse caso, a cerclagem é feita entre 13 e 16 semanas, antes que as alterações no colo do útero sejam muito visíveis.