sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Insuficiência do colo uterino


Uma amiga acabou de perder seu bebê e isso é muito, muito triste. Na verdade seu bebe faleceu... Nasceu, mas como nao estava com a parte repiratoria formada, ele nao aguentou.  Ele aind não tinha completados os seis meses, o que dificulta bastante manter o pequeno vivo.

E o que aconteceu com a minha amiga ? Bem, quando vi essa matéria no Baby Center, resolvi postar aqui.



O que é exatamente o colo do útero?

O que significa ter insuficiência istmo-cervical?
Como vou saber se meu colo do útero é fraco ou não?
Ouvi dizer que dá para costurar o colo do útero. É verdade?
Como é a cerclagem? O que acontece depois?
Quem corre mais risco de ter insuficiência do colo do útero?
O que é exatamente o colo do útero?

O colo do útero é a parte do útero que faz ligação com a vagina, uma espécie de "gargalo". Quando a mulher não está grávida, o canal cervical tem um buraquinho, pelo qual passam o fluxo menstrual e o esperma. Durante a gravidez, forma-se um "tampão" de muco e secreção para fechar essa abertura, protegendo o útero de infecções. 

Numa gravidez normal, o colo do útero permanece firme, comprido e fechado até as últimas semanas, quando começa a amolecer, afinar ("esvaecer", no termo técnico, ou "apagar") e dilatar (abrir), preparando-se para dar passagem ao bebê no parto vaginal. 

O que significa ter insuficiência istmo-cervical?

Ter insuficiência (ou incompetência) istmo-cervical quer dizer que seu colo do útero é mais fraco que o normal, ou que sempre foi mais curto, e que tende a dilatar e afinar sem que haja contrações, só pelo peso do bebê. O grande problema é que a dilatação pode acontecer rápido demais e o bebê nascer muito antes do tempo, ainda no segundo trimestre, quando ainda não tem condições de sobreviver fora da barriga, com menos de 20-22 semanas. É o chamado aborto espontâneo tardio. 

Ou então o parto pode acontecer já no terceiro trimestre, mas o bebê ainda é muito prematuro (com menos de 32 semanas de gravidez), o que pode causar problemas à saúde dele. 

Como vou saber se meu colo do útero é fraco ou não?

Normalmente, o maior indício é já ter sofrido um aborto tardio ou um parto muito prematuro, sem que houvesse outras causas. O ideal é que, depois da experiência, e antes de engravidar de novo, a mulher converse com o ginecologista e investigue o problema. Se o diagnóstico for feito antes da gravidez, será mais fácil administrar o caso e pensar em procedimentos que evitem perdas (leia o próximo item). 

Se o médico considerar que você corre risco de estar com insuficiência cervical, pode pedir ultra-sons transvaginais desde o começo da gravidez para medir o comprimento do colo do útero e procurar sinais de "apagamento" (afinamento). Quanto mais curto estiver o colo do útero, maior é a possibilidade de haver parto prematuro ou aborto tardio, dependendo do tempo de gravidez. 

Caso o médico detecte incompetência cervical, pode tomar algumas providências, embora os tratamentos sejam controversos. 

Quando a dilatação é observada no terceiro trimestre, o obstetra pode receitar injeções de corticosteróide para ajudar a amadurecer os pulmões do bebê, e orientar a mãe a ficar em repouso absoluto, deitada, para evitar que o colo do útero sofra a pressão do peso da criança. 
Ouvi dizer que dá para costurar o colo do útero. É verdade?

Sim. Existe um procedimento chamado cerclagem, ou ainda circlagem, que ajuda a manter o colo do útero fechado. Ele é mais eficaz quando feito em mulheres que sabidamente já sofrem do problema, ou seja, que já tiveram mais de um aborto tardio ou parto prematuro sem explicação. Nesse caso, a cerclagem é feita entre 13 e 16 semanas, antes que as alterações no colo do útero sejam muito visíveis. 



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Iupiiiii, desceu!

Nem acredito que hoje ao acordar eu iria me deparar com "ela", a monstra ! 
Tanto tempo esperando a danada, e hoje ela resolveu aparecer.  Acho que o chá de canela ajudou...li e, alguns site que beber chá de canela é bom para ajudar a menstuação descer, seja quando está atrasada, ou quando já esta no período. Mas atenção, NÃO DEVE SER CONSUMIDO SE NÃO HÁ CERTEZA DE QUE NAO HA GrVIDEZ, pois é "abortivo"
Como eu tinha certeza de que nao estava gravida, bebi 2 dias seguidos duas xícaras de chá por dia...acho que deu certo mesmo! Rs

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ainda nada !

Que agonia,42 dias e nada da monstra! 
O pior de tudo é que as vezes eu sinto uma pequena cólica,ontem eu estava meio down,no final do dia com os seios um pouco dolorido...mas até agora,nada! Que coisa mais chata!
Como planejar uma gravidez dessa forma? 
Gostaria muito de engravidar da segunda quinzena de dezembro, janeiro ou fevereiro se for da vontade do Papai do Céu é claro. Isso pq eu gostaria que o nascimento fosse em outubro,novembro(rs),mas como a menstruaçao é tão irregular,acho que vai ser no "susto" mesmo.rs E enquanto a monstra nao vem, o negocio é relaxar.

sábado, 10 de novembro de 2012

33º dia ....

Bem, como era de se esperar ... 33 dias e nada da monstra !


 Acho que o ciclo deve acertar com o tempo. Minha última menstruação veio no dia 09 de outubro, e hoje, dia 10 de novembro nem sinal. Não sinto dor de cabeça, nem inchaço nos seios, nem irritação ...  concluindo, sem TPM !
Como é complicado ajustar o ciclo e segurar a ansiedade ... aff .


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Sem efeito colateral.

Ontem iniciei a dose dobrada do Glifage XR 500 e não tive efeito colateral algum. Sem tonteiras, sem enjoo, sem grande sonolência, sem dor no abdome.
Como estou entrando na segunda semana ainda não fiz exame nenhum para saber se o colesterol, glicose, insulina baixaram...
É enraçado que li relatos de pessoas que tiveram muita dor de barriga, que esse remédio deixou com "piriri", mas para mim não mudou em nada.
Outra questão quanto ao medicamento é o fato dele tirar o apetite. Bem, o meu continua o mesmo, e o meu peso continua o mesmo. Infelizmente por conta da correria do trabalho não tenho conseguido fazer as refeiçoes nos horários corretos e também estou consumindo pouca água.
Vamos aguardar concluir um mês e voltaremos a falar sobre o peso.



terça-feira, 6 de novembro de 2012

Efeitos do Glifage

Pois é minha gente, parece que o efeito colateral do glifage me pegou. Hoje no 6 dia de medicamento estou sentindo tonteira,as vezes enjôo e cólica...ah e um soooono.  Sinto dores na lombar também, ma mesma forma q sinto qdo estou mentruada, é meio que na lombar.
Já estou preocupada com o 8 dia que irei começar uma dose dobrada(1000mg) !!!
Hoje fui ao meu restaurante predileto,Sunsaki comer comida japonesa e fiquei apenas 1 horinha no local...fiquei arasada, ja que estava com muita vontade de comer e não consegui . Noite de prejuízo! Rs
Mas a minha fé, e se Deus quiser conseguirei tomar a quantidade conforme prescrição médica.

sábado, 3 de novembro de 2012

Glifage , metformina ...

Você já ouviu falar em GLIFAGE, metformina ?

Bem, em uma das minhas consultas com a dra. Cristina (endocrinologista), ela me receitou GLIFAGE XR 500, pois a minha glicose e insulina estavam altas. Eu como adoro fazer pesquisas na internet,assim que saí do consultório peguei meu celular e fui pesquisar sobre o remédio.
Para minha surpresa esse medicamento era tudo que eu precisava: faz baixar a glicose, é utilizado no tratamento de obesidade e também indicado para que tem SOP (síndrome dos ovários policísticos)
Estou acima do peso e com a glicose 91, insulina alta,assim com colesterol...não tenho SOP, porém minha menstruação é muito irregular, o que dificulta identificar quando estou ovulando. Com isso o GLIFAGE "caiu do céu" !!!

Li em alguns sites, blogs e fóruns comentários sobre esse medicamento, onde o efeito parecer ser imediato. A alegria das futuras mamães era de contagiar qualquer um, pois em pouco tempo de uso, muitas, mas muitas mesmo ficaram grávidas logo no primeiro ciclo. É claro que algumas demoraram mais um pouco a engravidar, porém pelo que percebi 99% das meninas não levaram nem 6 meses para engravidar.
Li muitos depoimentos também de pessoas que perderam peso com o medicamento, e também alguns casos de pessoas que não conseguiram manter o tratamento pois não aguentaram com os enjoos, dor de cabeça ou dores de barriga.
Bem, estou no 3º comprimido e acho que não tive nada ... rs digo, acho porque ontem senti dor de cabeça, mas como sou toda impressionada com remédio, vai saber , né? rs

Vou aguardar o próximo ciclo pra ver se terei tanta sorte como algumas pessoas.


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Médicos Ginecologista Obstetra - indique o seu !


Meninas, 

Ás vezes temos dificuldade de encontrar um bom médico, procuramos nos livrinhos, sites, vamos em um, outro e nenhum que nos agrade. Esse post é um ótimo espaço para deixarmos nossas experiências e indicar um médico. Só não deixem de dizer o estado, capital, pois nem todo mundo é do Rio de Janeiro, né ? rs

Bem, o meu ginecologista era o Dr. Sergio Pinto.(Rua Alcindo Guanabara, 15 (2° Andar - Rio de Janeiro) Ele foi o médico que me acompanhou a vida toda. Antes dele fui em 2 mulheres, mas definitivamente não gosto de mulher, nem mesmo médica ! rsrs
O Dr. Sergio Pinto é ótimo, é professor,  um senhor muito carinhoso, conversa sobre tudo, mas no momento em que eu me encontro (futura mamãe, se Deus quiser) precisava de um outro médico pois o Dr. Sergio Pinto não faz mais parto. Uma pena, pois eu gosto  muito dele...aliás, no meu trabalho todas as mulheres são pacientes dele.


Hoje o meu médico é o Dr. Homero Leal de Meirelles Junior, do CRM 334236 (Ginecologia e Obstetrícia, Ginecologia, Cir Videolaparoscopica), indicado pela minha endocrinologista  Dra Izabel Fernandez Gonçalves (Rua Uruguaiana,10 -centro Rio de Janeiro,tel(21)2215-0801), maravilhosa e é especialista em diabete, obesidade ...ela é top.
Esse ginecologista também é espetacular, além de ginecologista, obstetra e fazer cirurgia Videolaparoscópica, ele tem um currículo  .... Fellow do Serviço de Ginecologia e Esterilidade Conjugal do Hospital de Sévres - Paris entre outros ...rs (http://clinicameirelles.com.br/)  

Segue o endereço do Dr. Homero Leal de Meirelles Junior
Rua Paulo Barreto 60A,Botafogo, Rio de Janeiro
Tel.:   (21) 2295-6996 , (21) 2542-7243